Como Usar o SEO Corretamente Para Otimização de Sites

Tempo de leitura: 5 minutos

Como usar o SEO corretamente para otimização de sitesPara chegar na primeira página do google, é preciso ter uma boa estratégia de Otimização de Sites baseada no SEO. O Search Engine Otimization (Otimização para mecanismos de busca) é a melhor maneira para aparecer nos resultados das buscas orgânicas que são feitas no Google.

Como Usar o SEO Corretamente Para Otimização de Sites

Existem dezenas de gurus de SEO que afirmam que determinadas ações são relevantes para otimização de sites, blogs e comércio virtual. Sem aparecer na primeira página dos resultados é muito difícil que consiga ter visitas orgânicas e fazer vendas dos produtos que promove.

Caso esteja apenas começando no marketing digital, e ainda não entenda bem como funciona o ranqueamento e o chamado tráfego orgânico, leia o artigo até o final para saber como otimizar seu site para aparecer bem nas buscas. Basicamente, são ações fáceis de adotar e que farão muita diferença depois de aplicadas.

Otimização de sites – 11 Dicas de SEO para otimizar seu blog

Quero deixar claro que neste artigo vou falar somente de SEO onpage (na página) que é o mais fácil de ser aplicado e se você não usa, pode começar a implementar ainda hoje no seu projeto e tenho certeza que os resultados logo apareceram, então vamos , vamos conhecer as 11 sacadas…

1 – Título do blog

Escolher um título que contenha uma palavra chave bem procurada no seu blog, é uma maneira de otimizar sua página para um melhor ranqueamento. Até bem pouco tempo, essa prática era considerada primordial, atualmente ainda é importante, mas não crucial.

 

2 – URL´s amigáveis

Quando criar um novo artigo, edite o campo da url para ficar menor e mais funcional. É possível definir a url do seu post na página principal de configurações do blog ou então editando manualmente cada vez que criar um novo conteúdo. Deixar as urls menores e mais explicativas ajuda seu blog no ranqueamento.

 

3 – Palavra chave

Apenas repetir a palavra chave várias vezes no texto, pode levar a uma super otimização o que causará uma penalização pelo Google. A palavra chave exata deve aparecer no máximo 2 vezes no texto inteiro e, o que tornará seu conteúdo relevante para os mecanismos de busca, será a forma de trabalhar com outras palavras chave relevantes ao seu conteúdo. Caso faça uso de caudas longas como palavras chave deverá atentar ainda com cuidado maior para evitar a super otimização. Observe para colocar a palavra chave aparecendo no primeiro parágrafo do texto e também na meta descrição.

 

4 – Subtítulos H2, H3, H4

Sempre coloque a palavra chave principal em um dos subtítulos. Aqui também vale o jogo entre a keyword principal e as relevantes, crie títulos interessantes trabalhando com essas expressões de forma inteligente.

 

5 – Título do artigo

Tenha sempre a keyword presente no título do seu conteúdo. É um dos principais fatores quando falamos de SEO onpage.

 

6 – Otimizar as imagens

Sempre preencha o campo “alt” das imagens do seu artigo. É importante colocar a palavra chave também na descrição das imagens pois os blogs possuem um mapa dos artigos e outro diferente para as mídias.

 

7 – Páginas e categorias

Defina as páginas principais do seu blog e também tenha categorias para dividir os artigos. O Google “gosta” de sites com fácil navegação, onde os usuários não fiquem perdidos atrás das informações.

 

8 – Meta descrição

Quando definir a palavra chave de seu novo artigo, preencha o campo da meta descrição com informações relevantes sobre o texto, mostrando o que a pessoa vai encontrar nesse conteúdo.

 

9 – Links de saída

Providencie links de saída dentro do seu conteúdo. Esses links devem levar os usuários para novas informações que complementem o que já foi lido. O melhor é fazer referências a outros artigos de seu blog para manter um linkjuice dinâmico e também prender o leitor em sua página, o que ajuda muito na hora do ranqueamento.

 

10 – Plugin de SEO

Instale um plugin SEO em seu blog e preencha todos os campos corretamente. Observe que alguns plugins informam que é preciso que a palavra chave apareça, pelo menos, 1% de vezes dentro do texto. Ou seja, um texto com 1000 palavras, deveria apresentar a palavra chave principal, no mínimo 10 vezes. Leia novamente o item 3 para entender porque isso pode ser negativo.

 

11 – Conteúdo relevante

O crescimento do marketing digital trouxe o chamado marketing de conteúdo, que ensina a resolver os problemas das pessoas com textos que passem uma mensagem relevante para o público. Essa ainda é a melhor maneira de ranquear bem no Google, entregar um conteúdo que ajude as pessoas e que atraia esses visitantes para outras leituras.

Conclusão Final

Bom então espero que vocês tenham gostado deste artigo, e eu tenho certeza que a partir de agora se você implementar as dicas que eu passei aqui no seu blog ou site, fazendo o SEO nos artigos e nas páginas, tenho certeza que a posição no seu blog ou site irá subir de rank amento rapidamente, e se você gostou desse artigo deixe o seu comentário abaixo falando da sua dúvida ou sugestão, que ficarei muito satisfeito em respondê-lo.

Sucesso em seu projeto!

 

6 Comentários


  1. Muito bom Ricardo!
    Quando comecei a preencher o atributo alt das imagens das postagens, com poucos dias começou a vir muito tráfego do google imagens.
    Obrigado pela dica!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *